O generoso último gesto de Ozzy Osbourne antes de sua morte
Cantor faleceu nesta terça-feira, 22, aos 76 anos, e pôde se despedir do público 17 dias antes no festival Back to the Beginning
Igor Miranda (@igormirandasite)
Ozzy Osbourne pôde se despedir do público 17 dias antes de sua morte, confirmada nesta terça-feira, 22. Em 5 de julho, foi realizado o festival Back to the Beginning, marcando a aposentadoria do cantor de 76 anos em carreira solo e do Black Sabbath.
O estádio Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, recebeu a festa com uma série de convidados especiais. Tudo foi transmitido online.
Mas nem tudo neste dia histórico para a música foi sobre, de fato, heavy metal. O evento teve caráter beneficente, com todo o lucro das vendas de ingressos destinado a três instituições de caridade:
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
Estima-se que o evento tenha arrecadado por volta de US$ 200 milhões ao todo. Ainda não foi revelado qual parte desse valor será encaminado às entidades, visto que será necessário descontar despesas e impostos.

As escolhas não ocorreram por acaso. Osbourne revelou em 2020 ter sido diagnosticado com Parkinson, por isso a Cure Parkinson’s. Já as outras duas entidades trabalham na cidade e na região onde o Sabbath foi criado.
Para além do apoio financeiro, Ozzy e o Black Sabbath tiveram o cuidado de conscientizar os fãs que assistem à sua transmissão online. Durante os intervalos entre shows, foram exibidos vídeos que mostram um pouco do trabalho das instituições ajudadas e alertam sobre Parkinson, cuidados paliativos, entre outros temas de interesse público.

A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subiram ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne (solo)
- Metallica
- Guns N’ Roses
- Tool
- Slayer
- Pantera
- Gojira
- Alice in Chains
- Halestorm
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
Convidados adicionais:
- Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
- David Draiman (Disturbed)
- Duff McKagan
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale
- Jake E. Lee
- Jonathan Davis (Korn)
- K.K. Downing
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash
- Sleep Token II (Sleep Token)
- Tom Morello
Veja também:
+++ LEIA MAIS: Por que o Black Sabbath trazia mafiosos para serem seus empresários
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ian Gillan sobre ‘Born Again’, seu único disco com o Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram