Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / REALISMO

A curiosa opinião de Cate Blanchett sobre vindoura cinebiografia de Bob Dylan

Atriz foi uma das responsáveis por interpretar o artista em outro filme sobre sua vida e carreira

Por Igor Miranda (@igormirandasite)
por Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 02/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cate Blanchett e Bob Dylan (Foto: Tristan Fewings/Getty Images for BFI e Blank Archives/Getty Images)
Cate Blanchett e Bob Dylan (Foto: Tristan Fewings/Getty Images for BFI e Blank Archives/Getty Images)

Bob Dylan voltará a ser retratado em uma cinebiografia. A Complete Unknown estreia no exterior em 25 de dezembro e terá Timothée Chalamet no papel do músico, além da direção de James Mangold.

Seu primeiro trailer, no entanto, dividiu opiniões. Fãs questionaram alguns acontecimentos históricos a respeito do artista e outros envolvidos na trama.

A atriz Cate Blanchett, que também interpretou o músico no filme Não Estou Lá (2007), se manifestou a respeito da nova obra. Em entrevista recente à GQ (via Movieweb), ela apontou que uma cinebiografia não precisa ser 100% fiel aos fatos.

Há muito o que dizer, a se seguir em frente nessa vida. Isso (o filme) não precisa ser necessariamente verdade. Os filmes não são necessariamente fatos que ocorreram, mas geralmente, são o sentimento da coisa.”

Ainda que possa parecer um posicionamento curioso, o gênero cinebiografia de fato consiste na dramatização de uma personalidade real. Não há compromisso com a fiel reprodução dos fatos como haveria em um documentário, por exemplo.

Atriz viveu o “Dylan Elétrico”

Cate Blanchett não foi a única atriz a interpretar Bob Dylan em Não Estou Lá. Outros cinco atores também tiveram essa oportunidade no decorrer do longa.

A atriz viveu o artista em sua famosa fase do “Dylan Elétrico”, quando passou a utilizar guitarras em vez de violões. O período deve ser retratado em A Complete Unknown — a história deve começar com a chegada do artista a Nova York, em 1961, e avançar até 1965, quando há a transição artística.

Na mesma entrevista, Cate se recordou de quando teve essa oportunidade de viver o ícone do folk. A atriz disse:

Eu vivi a versão do Bob Dylan quando ele passou a ser ‘elétrico’ em turnê. Meu Deus, foi tão divertido. E amo (o álbum) Highway 61 (Revisited).”

Sobre A Complete Unknown

A Complete Unknown retrata a jornada do artista de Minnesota a Nova York para conhecer o cantor Woody Guthrie (Scoot McNairy, Blonde) durante uma apresentação icônica, que aconteceu em 1965 no Newport Folk Festival, quando ele inseriu uma guitarra em seu show e foi criticado pelos admiradores do folk, gênero tradicionalmente tocado com violão.

Além de Timothée Chalamet e Scoot McNairy, o filme ainda conta com Elle Fanning (Demônio de Neon) como Sylvie Russo, namorada de Dylan na época da faculdade; Edward Norton (Asteroid City) como o músico Pete Seeger; e Boyd Holbrook (Logan) como o cantor Johnny Cash.

A Complete Unknown chega aos cinemas americanos em 25 de dezembro. Ainda não há uma data de estreia para o Brasil.

+++LEIA MAIS: Diretor elogia habilidades musicais 'incríveis' de Timothée Chalamet para filme de Bob Dylan

+++LEIA MAIS: Cate Blanchett questiona porque homens não são questionados sobre falta de diversidade no cinema

Colaborou: Augusto Ikeda.

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.