LISTA

A Substância, Tubarão e mais: Os únicos 7 filmes de terror a serem indicados a Melhor Filme

Gênero muito popular e repleto de clássicos, o horror sempre foi mal-visto pelos integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 16/02/2025, às 12h00
Demi Moore em A Substância (Foto: Divulgação) e bastidores de Tubarão (Foto: Universal Pictures/Getty Images)
Demi Moore em A Substância (Foto: Divulgação) e bastidores de Tubarão (Foto: Universal Pictures/Getty Images)

Apesar de ser um dos gêneros mais populares e rentáveis de Hollywood, o terror nunca foi valorizado durante as temporadas de premiação da indústria, principalmente no Oscar, que tem fama de não reconhecer artistas e produções do horror (tanto em indicação quanto em prêmios).

Em 2025, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nomeou A Substância na categoria de Melhor Filme (além de outras de grande destaque), após oito anos da indicação de Corra!, clássico do gênero dirigido por Jordan Peele.

No entanto, em 97 edições, Oscar sempre se mostrou fechado e pouco receptivo em relação às produções do horror - e nunca demonstrou muita questão. Ao longo dos anos, Academia ignorou filmes que mereciam indicações, como Nós (2019), Pearl (2022), Frankenstein (1931) e O Iluminado (1980).

Abaixo, veja os únicos sete filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme, de A Substância a Tubarão.

O Exorcista (1973)

Na edição de 1974 do Oscar, O Exorcista foi um dos grandes destaques, com 10 indicações ao todo. O longa, dirigido por William Friedkin, foi nomeado em Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz e Melhor Filme. Já as vitórias foram em Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Tubarão (1975)

Um dos grandes clássicos da carreira de Steven Spielberg, Tubarão foi indicado em quatro categorias do Oscar 1976: perdeu Melhor Filme, mas ganhou em Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Considerado um dos maiores clássicos de Hollywood, O Silêncio dos Inocentes marcou (e ainda marca gerações). Com sete nomeações no Oscar 1992, conquistou Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. A produção saiu de mãos vazias nas categorias Melhor Som e Melhor Edição.

A jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling recebe ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill.

O Sexto Sentido (1999)

Talvez o melhor filme da carreira de M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido sempre aparece naquelas listas de filmes com plot twists mirabolantes. Estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment, o longa foi reconhecido no Oscar em oito categorias (Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição), mas venceu nenhuma.

Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.

Cisne Negro (2010)

Drama de terror dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman e Mila Kunis, Cisne Negro ganhou um Oscar em 2011, de Melhor Atriz, mas também foi indicado em Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Uma bailarina perde a compreensão da realidade quando uma sensual bailarina ameaça sua posição de dançarina protagonista em "O Lago dos Cisnes".

Corra! (2017)

Um dos filmes contemporâneos que melhor descrevem o tal do horror psicológico, Corra! fez grande sucesso nos cinemas 2017 e chegou com força na temporada de premiações da época. No Oscar de 2018, o filme de Jordan Peele venceu Melhor Roteiro Original e foi indicado em Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Direção.

Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana. Na luxuosa propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo muito perturbador.

A Substância (2024)

Parte do subgênero do horror corporal, A Substância recebeu bastante atenção em 2024, agradando público e crítica, com uma narrativa bastante original, ácida e carregada de críticas sociais. Um dos destaques do Oscar 2025, o filme compete em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Maquiageme Cabelo, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

Elisabeth Sparkle, renomada por um programa de aeróbica, enfrenta um golpe devastador quando seu chefe a demite. Em meio ao seu desespero, um laboratório lhe oferece uma substância que promete transformá-la em uma versão aprimorada.

+++LEIA MAIS: Quais são os 10 filmes mais assustadores da atualidade? Confira [LISTA]

+++LEIA MAIS: Próximo filme de Robert Eggers, de Nosferatu, será terror de lobisomem

+++LEIA MAIS: Terrifier 4 será ‘emocionante, desagradável e horripilante’, diz diretor

+++LEIA MAIS: Quando estreia Premonição 6, novo capítulo da franquia de terror?

+++LEIA MAIS: Conheça Hysteria!, nova série de terror da Max