Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / E AÍ?

Entrevista Com o Demônio é baseado em uma história real?

Novidade mostra um apresentador de TV tentando alavancar a audiência de seu programa com uma possessão demoníaca ao vivo

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 04/07/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrevista Com o Demônio é baseado em uma história real? - Divulgação/Diamond Films Brasil
Entrevista Com o Demônio é baseado em uma história real? - Divulgação/Diamond Films Brasil

Considerado um dos melhores filmes de terror do ano, Entrevista Com o Demônio chega aos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (4) contando a história de uma possessão demoníaca realizada em um talk show televisivo na década de 1970. Mas a novidade é baseada em uma história real?

Qual é a história de Entrevista com o Demônio?

Estrelado por David Dastmalchian, de Duna (2021) e O Esquadrão Suicida (2021), Entrevista Com o Demônio acompanha Jack Delroy, um apresentador de um talk show televisivo, que está tentando ao máximo recuperar a sua audiência após ficar afastado da TV por causa da morte de sua esposa (Georgina HaigOnce Upon a Time).

Em uma noite de Dia das Bruxas, em 1977, ele resolve dar a sua cartada final e convida um médium, que promete se comunicar com os mortos (Fayssal Bazzi, C*A*U*G*H*T); um cético, que diz conseguir desvendar qualquer charlatão (Ian Bliss, Matrix Revolutions); e a grande atração da noite, Lilly (Ingrid Torelli, Cinco Quartos), uma menina que, supostamente, vive com um demônio dentro de si.

Com a ajuda da tutora da menina, a dra. June Ross-Mitchell (Laura GordonJogos Mortais V), Jack quer tentar realizar uma possessão demoníaca no palco de seu programa. Porém, a situação foge do seu controle e se torna perigosa para todos os presentes, mas especialmente para o apresentador, que vê os seus segredos serem revelados ao mundo todo. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: Entrevista Com o Demônio peca por subestimar a própria inteligência; leia a crítica

Afinal, Entrevista Com o Demônio é baseado em uma história real?

Entrevista Com o Demônio mescla livremente dois gêneros cinematográficos diferentes: mocumentário e found footage. O longa introduz a história de Jack Delroy e, em seguida, apresenta o registro histórico de um episódio de seu programa de TV, Night Owls, com direito a algumas espiadinhas nos bastidores daquela fatídica noite de Dia das Bruxas.

No entanto, apesar de parecer como uma reprodução de algo que realmente aconteceu, a história não passa criação dos irmãos Colin e Cameron Cairnes: "Esses programas noturnos eram muito empolgantes para nós, quando éramos meninos", contaram à Variety sobre a inspiração para o longa.

"Ficar acordado até tarde para assistir TV era uma espécie de tabu, mas nós assistíamos e víamos coisas que as crianças provavelmente não deveriam ver. Então, estávamos tentando capturar esse sentimento, assim como o perigo da TV ao vivo, a natureza improvisada dela", acrescentou Cameron.

Para que o filme reproduzisse perfeitamente esse tipo de programa, os irmãos mergulharam em uma profunda pesquisa para desenvolver Entrevista Com o Demônio: “Começamos a assistir programas como os de Johnny Carson, Dick Cavett e tudo o mais que existia naquela época”, diz o cineasta.

“Começamos a ver como funcionam os sets deles e tudo mais. Eu sabia como, [porque] já havia feito essas entrevistas antes, então tinha uma ideia. Observamos seus planos de fundo, os acabamentos, as cores e outras coisas e partimos daí. Eu disse: ‘Vamos [usar] predominantemente marrons e laranjas’”, continuou Cameron.

Veterano da TV, Matthew Temple foi contratado como diretor de fotografia, para que pudesse dar os toques finais não só no programa, mas também nos bastidores da história e no estilo de doccumentário que complementam o longa:

"Ele desenterrou seus antigos rascunhos da década de 1980, quando ainda treinava para ser operador de câmera. Era o que todos aquelas caras antigos, das décadas de 1960 e 1970, haviam ensinado a ele sobre como filmar para a televisão. Isso se tornou a Bíblia para a equipe de filmagem", revelou Colin.

"Foi maravilhoso vê-los adotar um novo estilo de filmagem. Eles tiveram que desaprender a ser cineastas para um fazer um autêntico programa de televisão. Até a iluminação: era uma questão de ir a todos aqueles armazéns antigos e tirar o pó de todas as luzes antigas, coisas que não eram usadas há 30 anos, e montá-las. Foi assim em todos os departamentos", ainda disse.

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

  • A Sociedade da Neve
  • Meninas Malvadas: O Musical
  • Anatomia de uma Queda
  • Todos Menos Você
  • Pobres Criaturas
  • Madame Teia
  • O Menino e a Garça
  • Duna: Parte 2
  • Todos Nós Desconhecidos
  • Godzilla e Kong: O Novo Império
  • Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
  • Guerra Civil
  • Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2
  • Planeta dos Macacos: O Reinado
  • Divertida Mente 2
  • Bandida: A Número Um
  • Tô de Graça
  • Um Lugar Silencioso: Dia Um
  • Entrevista Com o Demônio
  • MaXXXine