OSCAR 2025

Fernanda Torres é capa de revista americana às vésperas do Oscar: 'Já ganhou'

Edição divulgada neste sábado, 15, traz um perfil da atriz brasileira e afirma que ela curou um trauma nacional ao retratar a força de Eunice Paiva

Redação

Publicado em 15/02/2025, às 16h15
Fernanda Torres (Foto: Tibrina Hobson/Getty Images e Reprodução/The Hollywood Reporter)
Fernanda Torres (Foto: Tibrina Hobson/Getty Images e Reprodução/The Hollywood Reporter)

Às vésperas da 97ª edição do Oscar, que acontece no dia 2 de março, Fernanda Torres ganhou mais um destaque na imprensa internacional. A atriz brasileira estampa a capa da nova edição da renomada revista The Hollywood Reporter.

O veículo é conhecido como um dos principais nos Estados Unidos quando os assuntos são cinema e premiações como o Oscar. “Fernanda Torres Já Ganhou”, diz o texto da capa divulgada neste sábado, 15. 

A edição traz um perfil de Fernanda Torres e reforça que o Brasil inteiro estará atento para ver se ela vence a estatueta de Melhor Atriz. No entanto, para a Hollywood Reporter, a brasileira já é vencedora por ter curado um trauma nacional ao retratar a força de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.

Fernanda Torres em destaque

O texto da Hollywood Reporter destaca que a atriz não conseguiu comemorar a vitória no Globo de Ouro por causa dos incêndios em Los Angeles e também pela campanha pelo Oscar, que a impediu de voltar para o Brasil desde que foi indicada.

Além disso, a revista traz um relato de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e autor do livro que deu origem ao filme de Walter Salles. O escritor ressaltou como os brasileiros estão envolvidos com a premiação.

Cai no meio do Carnaval, então todo mundo estará comemorando – mas todos pararão para a cerimônia. Será como o pouso na lua."

A revista também traz uma breve entrevista com Fernanda Montenegro, mãe de Torres e indicada no Oscar de 1999 pelo papel em Central do Brasil, também de Walter Salles.

Há um milagre na minha vida. Viver quase 100 anos e ver minha filha se realizar como ser humano e artista criativa. Fernanda é uma alma renascentista", comemorou a artista. "Ela já ganhou — antes, durante e depois. Ser indicada é o Oscar em si".

Fernanda Torres ainda deu detalhes sobre a preparação dela para interpretar Eunice. Ela contou que teve o apoio de uma psiquiatra e, no final de cada sessão, escrevia uma carta como se fosse a esposa de Rubes Paiva, imaginando que o recado seria enviado ao seu marido ou a um de seus filhos.

Por fim, a atriz também falou sobre a Ditadura Militar no Brasil: "Pessoas foram mortas. Uma bomba explodiu em um estádio. E minha mãe recebeu ameaças de morte no teatro. Houve um chamado dizendo que se ela subisse no palco, ela seria morta”.

Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz e tem como adversárias nomes como Karla Sofía Gascón e Demi Moore. Já Ainda Estou Aqui concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional e disputa contra longas como Emilia Pérez, A Substância e Anora.

+++LEIA MAIS: Fernanda Torres reforça à Variety que EUA patrocinaram ditadura no Brasil

+++LEIA MAIS: Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" devem vencer o Oscar, diz revista