BATERIA

A batida por trás do hit: Matt Helders abre o jogo sobre 'R U Mine?'

O baterista do Arctic Monkeys analisa a faixa do álbum AM no Drumeo e explica como um improviso no palco virou tradição nas apresentações ao vivo

Daniela Swidrak (@newtango)

Publicado em 15/05/2025, às 17h43
Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys - Jeff Kravitz/FilmMagic for Bonnaroo Arts and Music Festival
Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys - Jeff Kravitz/FilmMagic for Bonnaroo Arts and Music Festival

Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys, participou do canal especializado Drumeo para comentar em detalhes a percussão da faixa “R U Mine?”, um dos maiores sucessos do grupo britânico. No vídeo, ele revisita o processo de composição e gravação do álbum AM (2013) e explica passo a passo os elementos rítmicos que construiu para a música.

“Foi um processo bem diferente pra gente”, conta Helders.

Nos discos anteriores, passávamos muito tempo escrevendo e ensaiando antes de entrar em estúdio. Com AM, começamos a compor já dentro do estúdio, experimentando mais influências”.

Segundo o baterista, “R U Mine?” foi gravada antes mesmo do restante do álbum, ainda em Sheffield, e acabou definindo a sonoridade que seria explorada em todo o disco.

Além de demonstrar padrões, técnicas e variações da música, Helders compartilhou uma curiosidade de bastidor: foi tocando essa faixa ao vivo que surgiu uma espécie de tradição nos shows da banda. Ele relembra:

Costumávamos encerrar os shows com ela. Um dia, depois de tocá-la, o Alex [Turner] voltou ao microfone e cantou de novo a parte do ‘silver lining’, que tem uma pausa. A gente já tinha saído do palco, mas ele puxou de volta. A gente se olhou, tipo: ‘É pra voltar?’ A partir daí, virou um momento meio improvisado que pode ou não acontecer, dependendo do clima. Foi bem espontâneo, como deve ser o rock”.

+++ LEIA MAIS: Chute no ego (e na cara): Luke Pritchard relembra treta com Alex Turner

+++ LEIA MAIS: Arctic Monkeys: relembre a trajetória da banda através de 7 álbuns