A influência secreta mais surpreendente dos Beatles
Banda sempre deixou claro que se inspirou em artistas do rock and roll americano, como Elvis Presley e Little Richard, mas não para por aí
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 15/05/2025, às 16h09
As influências mais óbvias dos Beatles residem nos ícones do rock and roll da década de 1950. Músicos americanos como Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison e Carl Perkins moldaram o som da banda inglesa. Mais inclinados ao country, o duo Everly Brothers também serviu de referência para o Fab Four, especialmente no que diz respeito a harmonias vocais. Com o passar dos anos, inspirações mais contemporâneas a eles, como Bob Dylan, The Band e até os “rivais” Beach Boys entraram na lista.
Mas pouco se discute a respeito de uma forte influência externa ao rock: a de artistas da gravadora Motown, com artistas soul de considerável apelo pop. Nomes como The Temptations, Marvin Gaye, Martha and the Vandellas, The Miracles e The Supremes são algumas das várias atrações do selo que bombaram na década de 1960.
O grupo inglês chegou a regravar canções de artistas da Motown, como “You’ve Really Got a Hold On Me” (The Miracles), “Please Mr. Postman” (The Marvelettes) e “Money (That’s What I Want)” (Barrett Strong). E há composições próprias no início que soam na mesma pegada, a exemplo de “There’s a Place”, do álbum de estreia Please Please Me (1963), e “This Boy”, lado B do single “I Want to Hold Your Hand”.
Até Paul McCartney admite esta inspiração. Ao que tudo indica, ele próprio era o grande entusiasta de explorar tal sonoridade.
Em entrevista ao Music Radar (via site Igor Miranda), Macca revelou suas duas maiores influências como baixista. Uma delas surpreendeu pela suposta rixa: Brian Wilson, dos já citados Beach Boys. A outra, por se tratar de um nome fora do rock e do radar público: James Jamerson, que, sem créditos, tocou em vários dos maiores hits da Motown.
“Quando os Beatles começaram, eu tinha um pouco de conhecimento, mas era muito amador. Comecei a ouvir outros baixistas. Motown… James Jamerson virou meu herói, de verdade. Eu não sabia o nome dele até pouco tempo atrás. Ele e Brian Wilson foram minhas maiores influências. James Jamerson por ser tão bom e tão melódico, Brian porque ele ia para caminhos menos usuais.”
O trabalho de Jamerson pode ser ouvido em hits de Marvin Gaye, The Four Tops, The Temptations, The Supremes, Martha and the Vandellas, entre vários outros. Ao que tudo indica, ele participou de todos os registros da Motown entre 1963 e 1968.

Beatles, Motown e o baixo
Ao ser perguntado se deixou o baixo mais “aceitável” enquanto instrumento, Macca compartilhou o crédito com James — curiosamente, seu xará de primeiro nome, visto que o nome completo do Beatle é James Paul McCartney.
“Acho que James Jamerson, ele e eu, dividiríamos o crédito lá. Eu roubei muito dele. O baixo se tornou um instrumento mais ‘funky’. Era quase como uma bateria em termos de possibilidades rítmicas. Era muito empolgante e me dava algo para me manter interessado no baixo. O perigo com o baixo é que todo mundo em uma banda tem funções interessantes e você é apenas o último cara a conseguir algo. Literalmente você só consegue as notas de raiz, as tônicas, duas em um compasso. Mas na verdade… hoje eu gosto bastante disso, gosto da simplicidade. Uma espécie de baixo western country.”
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