A surpreendente banda que bateu Oasis na votação do Rock and Roll Hall of Fame
Grupo conseguiu mais de 300 mil apoiadores online, o que significa praticamente nada para o processo de escolha da instituição
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 22/04/2025, às 11h08
Nos últimos anos, o Rock and Roll Hall of Fame tem considerado a opinião pública para escolher, entre os artistas já indicados, quem vai entrar na instituição. O peso é ínfimo: o voto popular conta como apenas um entre os mais de mil participantes, entre músicos e outras figuras da indústria musical. Ainda assim, serve de termômetro para que se saiba quem os fãs gostariam de ver entre os homenageados.
Na votação que considera os indicados para a chamada “classe de 2025”, o Phish, nome celebrado do rock alternativo/psicodélico surgido nos anos 1980, ficou em primeiro lugar, com 330 mil demonstrações de interesse. Completam o pódio Bad Company (segunda posição — 281 mil), famoso supergrupo de hard rock dos anos 1970, e Billy Idol (terceiro — 260,5 mil), ícone da new wave oitentista, completam o pódio.
Duas das atrações mais famosas da lista ficaram em posições inferiores. Mariah Carey, artista pop cuja possível entrada tem sido questionada por fãs de rock, ficou na nona posição, com 138 mil votos. Oasis, banda bem conhecida que está ainda mais na boca do povo por sua turnê de reunião, acumulou 99 mil apoiadores e permaneceu no décimo terceiro — e penúltimo — lugar.
O que isso significa para a instituição? Nada. Um voto para o Phish será contabilizado entre os mais de mil participantes da curadoria. Veja, a seguir, o ranking completo do pleito popular:
- Phish – 330 mil votos
- Bad Company – 281 mil votos
- Billy Idol – 260,5 mil votos
- Cyndi Lauper – 237 mil votos
- Joe Cocker – 234 mil votos
- Soundgarden – 233 mil votos
- Chubby Checker – 203 mil votos
- The Black Crowes – 165 mil votos
- Mariah Carey – 138 mil votos
- Joy Division + New Order – 120 mil votos
- The White Stripes – 110,5 mil votos
- Outkast – 108 mil votos
- Oasis – 99,5 mil votos
- Mana – 34,5 mil votos
Embora o Rock and Roll Hall of Fame esteja em Cleveland, a cerimônia de 2025 acontecerá em Los Angeles, também nos Estados Unidos. A revelação dos escolhidos será no dia 27 de abril, domingo, após um episódio do programa American Idol. A festa em si ainda não tem data anunciada.
Os indicados ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
A organização do Rock and Roll Hall of Fame revelou, ainda em fevereiro, os artistas e bandas que disputam vagas para a classe de 2025. Normalmente, entre seis e oito nomes são selecionados.
Veja os indicados:
- Bad Company
- The Black Crowes
- Mariah Carey
- Chubby Checker
- Joe Cocker
- Billy Idol
- Joy Division/New Order
- Cyndi Lauper
- Maná
- Oasis
- Outkast
- Phish
- Soundgarden
- The White Stripes
Dentre os 14 concorrentes, oito foram lembrados pela primeira vez. Outkast, Billy Idol, Bad Company, Joe Cocker, Black Crowes, Chuccy Checker, Maná e Phish nunca haviam disputado um espaço até então.
Mariah Carey, Oasis, White Stripes, Cyndi Lauper, Joy Division/New Order e Soundgarden estavam na lista de outros anos, mas não foram escolhidos. Os dois primeiros nomes, inclusive, estavam no páreo em 2024.

Só podem concorrer a uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame artistas e bandas que lançaram sua primeira gravação (álbum, EP, single) ao menos 25 anos antes daquela edição. Ou seja: neste caso, os materiais de estreia precisam ter saído no máximo até 2000.
No evento de 2024, foram homenageados Ozzy Osbourne (que já integrava a instituição como membro do Black Sabbath), Dave Matthews Band, Cher, A Tribe Called Quest, Mary J. Blige, Peter Frampton, Foreigner e Kool & The Gang. A escolha dos artistas ocorre após uma votação entre cerca de 1,2 mil autoridades no assunto, como músicos e outros profissionais da indústria. Uma votação popular é realizada, mas corresponde a apenas um dos tantos votos.

Destaques entre os indicados de 2025
Alguns nomes lembrados em 2025 chamam a atenção do público. O Oasis, em especial, movimentou bastante o noticiário global desde o anúncio de sua volta para uma turnê mundial, a ser iniciada nos próximos meses.
O Maná, por sua vez, entra para a história como o primeiro artista ou banda com repertório primariamente ou exclusivamente em espanhol a ser indicado. Já Billy Idol acabou lembrado, curiosamente, após Ozzy Osbourne ter dito, em 2024, que ele já deveria estar no Rock and Roll Hall of Fame.
Há outros nomes que surpreendem pela ausência na instituição após tanto tempo. O Bad Company, por exemplo, foi uma das bandas de rock mais populares na década de 1970, mas não obteve seu espaço, assim como Joy Division e New Order — dois nomes lendários do rock alternativo que foram indicados juntos pois um nasceu das cinzas do outro. Soundgarden, ícone do grunge dos anos 1990, é outro exemplo de banda que ainda está fora, embora contemporâneos como Nirvana e Pearl Jam já tenham entrado.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, Deep Purple ou Led Zeppelin: quem é mais importante segundo Ian Gillan
+++ LEIA MAIS: O álbum do Black Sabbath que é uma “m*rda”, segundo Tony Iommi
+++ LEIA MAIS: Quando o Black Sabbath era “obrigado” a tocar “Smoke on the Water”, do Deep Purple
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram