Marcelo Lobato, d’O Rappa, aprofunda reflexões em novo single: “Silêncio sob outros aspectos”
Com 'O Corte', artista dá novo passo na carreira solo sem atropelar processo criativo; veja o que ele falou à Rolling Stone Brasil
Redação
Publicado em 07/02/2025, às 18h32
Um dos fundadores d’O Rappa, o músico e produtor Marcelo Lobato abriu 2025 com um lançamento cheio de significados. Ele publicou, nesta sexta-feira (7 de fevereiro), o single “O Corte”, que traz uma reflexão poética e densa sobre o silêncio como força opressora.
‘O Corte’ fala sobre o silêncio sob outros aspectos. Como forma de opressão que impede o diálogo, ignora a argumentação e muitas das vezes se torna um desamar”, explicou o músico à Rolling Stone Brasil.
O conceito se estende ao visualizer animado que acompanha o lançamento, reforçando a experiência sensorial da obra. Veja a seguir:
Composta por Marcelo ao lado do irmão Marcos Lobato — ambos responsáveis por diversas letras d’O Rappa depois da saída de Marcelo Yuka —, a música ganhou um arranjo intenso que reforça seu caráter imersivo. O single marca um novo momento na trajetória do artista e faz parte do trabalho solo que ele começou a sedimentar durante a pandemia.
A princípio fui concebendo os arranjos na sala da minha casa. Um estúdio improvisado foi montado e quando as coisas se acalmaram um pouco, levei esse material para o meu estúdio, o Jimo. O Zé Nóbrega, meu parceiro de longa data, divide a produção comigo. Sempre gostei dessa mescla de timbres. Acústicos, eletrônicos, muita percussão. Uma sonoridade densa", conta Marcelo.
"O silêncio pode ser quase como uma arma, uma imposição de dor que ecoa nas relações e na sociedade. A letra nasceu antes da pandemia, mas foi nesse período que vi a oportunidade de dar início ao meu trabalho solo, um projeto que não é movido pela urgência, mas pelo tempo certo", explica o artista, que achou oportuno lançar “O Corte” no contexto atual, “de um mundo tão individualista e desumanizado”.
Produzida por Lobato ao lado de Zé Nóbrega e lançada pelo selo independente Lobo Records, a faixa se distancia da sonoridade tradicional de uma banda, apostando em timbres distintos, camadas sonoras e uma abordagem cinematográfica. “Gosto muito de trilhas de filmes, acho interessante como a história viaja junto com a música”, explica Marcelo.
Conhecido por sua versatilidade como tecladista, percussionista e vocalista d'O Rappa, Marcelo Lobato se firma como um artista de múltiplas expressões. Além da produção musical, assina arranjos, compõe e imprime uma identidade própria em seus trabalhos.
Seu último álbum, Carregador de Piano, já evidenciava seu olhar experimental, e agora, com "O Corte", ele aprofunda ainda mais sua proposta sonora e artística, entregando um registro potente, que traduz inquietações e reflexões em forma de música.