Soundgarden pode lançar álbum inédito com vocais de Chris Cornell
Oito anos após a morte de Cornell, membros da banda falam em finalizar o disco deixado inacabado, reacendendo emoções e homenagens ao vocalista
Daniela Swidrak (@newtango)
Publicado em 20/05/2025, às 13h39
Neste sábado (18), o mundo completou oito anos sem Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, que morreu aos 52 anos logo após um show em Detroit. Desde então, os integrantes remanescentes da banda — que se reuniram recentemente em Seattle — enfrentaram disputas legais com a viúva do cantor, Vicky Cornell, envolvendo royalties e direitos sobre músicas não finalizadas. Nos últimos tempos, porém, o clima entre as partes tem melhorado — e isso pode abrir caminho para um lançamento aguardado pelos fãs.
Em entrevista recente à Rolling Stone EUA, após o anúncio da entrada do Soundgarden no Rock and Roll Hall of Fame deste ano, o guitarrista Kim Thayil comentou sobre o desejo de concluir o álbum que a banda estava gravando antes da morte de Cornell. "Seria um presente incrível para os fãs”, disse. “E para o Chris também.”
No último sábado, o baixista Ben Shepherd publicou no Instagram oficial da banda uma homenagem tocante a Cornell, lembrando do processo criativo da música “The Road Less Traveled”, escrita por Chris e o baterista Matt Cameron. Segundo ele, a faixa faz parte do álbum inacabado. “Só de ouvir a voz do Chris, tudo melhora”, escreveu.
Naquela fase das gravações, sempre me atingia um sentimento profundo de admiração, companheirismo e amor pela música e pelos meus irmãos de banda”.
Shepherd ainda afirmou que escutar as ideias musicais deixadas por Cornell se transformarem em canções completas “é como tirar um glaciar de cima do peito”. Embora não haja uma confirmação oficial, tudo indica que a banda pretende não só lançar esse material, como também participar da cerimônia do Hall da Fama, marcada para novembro.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: As reflexões de Eddie Vedder sobre a perda do amigo Chris Cornell
+++ LEIA MAIS: Como Soundgarden inspirou clássico absoluto do Metallica