GRAMMY 2025

Grammy: Milton Nascimento esclarece polêmica da cerimônia: 'Optamos pela ausência'

Indicado em Melhor Álbum Vocal de Jazz, Milton Nascimento foi ao tapete vermelho do Grammy 2025, mas não ficou para a cerimônia

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 03/02/2025, às 22h00
Milton Nascimento e Esperanza Spalding no tapete vermelho do Grammy 2025 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Milton Nascimento e Esperanza Spalding no tapete vermelho do Grammy 2025 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Lenda viva da música brasileira com reconhecimento mundial, Milton Nascimentonão conseguiu lugar na parte principal dos convidados, onde os indicados e apresentadores sentavam em mesas na pista da Crypto.com Arena, do Grammy 2025 e esclareceu que não foi barrado da cerimônia, mas optou em ir embora por conta da falta de acessibilidade na arquibancada.

O que aconteceu com Milton Nascimento na cerimônia do Grammy 2025?

Em publicação feita no Instagram, Esperanza Spalding, com quem o brasileiro concorreu na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz pelo disco Milton + esperanza (2024), expressou indignação com a mancada da The Recording Academy, responsável pela premiação e cerimônia.

"Entããão, foi recusado a Milton um lugar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou," escreveu Spalding. "(Não estou falando de uma vitória no Grammy. Estamos comemorando a gloriosa vitória de @samarajoysings, estou falando de uma cadeira… aqui nesta mesa na qual estou sentada. Estou brava por essa lenda viva não ter sido considerada importante o suficiente para sentar entre os A Listers, ou como as mesas no andar principal estão organizadas, então tive que trazê-lo comigo. Avise se você nos ver na TV."

O que Milton Nascimento falou sobre o ocorrido no Grammy 2025?

Em publicação feita no Instagram na noite desta segunda, 3, cerca de um dia após a cerimônia da premiação, Nascimento emitiu um comunicado sobre a maneira que a organização da premiação lido com ele. Leia abaixo:

O cantor e compositor Milton Nascimento não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy.

Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas.

Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo.

Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal.

Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando.

O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento.

+++LEIA MAIS: Quando Grammy pediu para convidados terem cuidado com trajes indiscretos
+++LEIA MAIS: Como o metal discretamente fez história no Grammy 2025
+++LEIA MAIS: Cowboy Carter: Quem são os brasileiros envolvidos no álbum de Beyoncé?
+++LEIA MAIS: Grammy 2025: Shakira dedica prêmio aos imigrantes após piada xenofóbica; entenda
+++LEIA MAIS: Benson Boone se pronuncia após momento viral em apresentação no Grammy: 'Me desculpem'