De Clube dos Cinco a Esqueceram de Mim, baú da cultura pop foi abastecido por duas décadas pelo cineasta, vítima de infarto, em Nova York
John Hughes, responsável por clássicos teens dos anos 80 como Curtindo a Vida Adoidado, morreu nesta quinta, 6, aos 59 anos. Residente de Chicago, o cineasta estava em Nova York para visitar a família quando sofreu ataque cardíaco fatal, durante uma caminhada em Manhattan, esta manhã. A notícia chegou por Michelle Bega, identificada pelo canal norte-americano ABC como porta-voz do ator.
Os filmes de Hughes têm lugar à cabeceira na cultura pop dos anos 80 e 90. Como diretor, emplacou os hits Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000 e A Garota de Rosa-Shocking - todos figurinhas fáceis na Sessão da Tarde, espaço da Globo dedicado a obras juvenis.
Após A Malandrinha, de 1991, ele abdicou do cargo de diretor. Mas nem por isso deixou de colaborar com Hollywood, tendo roteirizado franquias como Esqueceram de Mim e Beethoven. Já nos anos 80 assinou o primeiro filme da série Férias Frustradas, com o comediante Chevy Chase.
A temporada recente foi menos produtiva para Hughes, que assinou o roteiro de apenas um filme em seis anos: Meu Nome É Taylor, Drillbit Taylor, com Owen Wilson.
Hughes deixa dois filhos, John e James, e sua mulher, Nancy Hughes, com quem completaria 40 anos de casamento.