Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / CASO GRAVE

Ex-RuPaul's Drag Race, Shangela é acusada de múltiplos abusos sexuais

D. J. Pierce, que dá vida à drag queen, é acusado por, pelo menos, cinco pessoas, em investigação que já dura quase dois anos

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 19/03/2024, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-RuPaul's Drag Race, Shangela é acusada de múltiplos abusos sexuais (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Ex-RuPaul's Drag Race, Shangela é acusada de múltiplos abusos sexuais (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)

D. J. Pierce, mais conhecido como a drag queen Shangela, ex-participante de RuPaul's Drag Race (2009- ), está sendo acusado de abuso sexual por, pelo menos, cinco pessoas. Segundo informações da Rolling Stone USA, os casos teriam acontecido entre 2012 e 2018, quando as vítimas tinham entre 18 e 23 anos, em diferentes lugares, como Califórnia, nos Estados Unidos, e Reino Unido.

A investigação contra Pierce começou em novembro de 2022 e é baseada em 16 meses de pesquisa, autos processuais e entrevistas com as supostas vítimas, responsáveis pelas acusações, que alegam ter sido embriagadas pelo artista e envolvidas em atos sexuais não consensuais. Elas também dizem que levaram cerca de um mês para processar o que havia acontecido a elas.

Em maio de 2023, Daniel McGarrigle, um produtor assistente em We're Here (2020- ), reality show da HBO apresentado por Pierce, já havia acusado o artista de abuso sexual. Na ocasião, ele alegou que Pierce o embebedou ao ponto de vomitar e desmaiar. Ao acordar, ele estaria tentando praticar sexo anal com McGarrigle, dizendo que "sabia que ele queria".

Através de seu advogado, Andrew Brettler, Pierce negou todas as acusações, alegando que elas são "falsas e não se sustentam por nenhuma evidência ou depoimento de testemunha confiável", afirmando que existiam "problemas significativos com os supostos relatos dos acusadores”. Por fim, o advogado também disse que Pierce nega ter tido sexo não consensual com as vítimas.

D. J. Pierce ficou conhecido após participar, como Shangela, da segunda temporada de RuPaul's Drag Race. Eliminada no primeiro episódio, ela foi convidada para retornar no terceiro ano, mas não saiu vitoriosa. Shangela também esteve em RuPaul's Drag Race All Stars (2012- ), que dá uma nova chance às ex-participantes do reality show, chegou à final, mas também não ganhou.

Após o sucesso no programa, ela participou de produções como 2 Broke Girls (2011-2017), Glee (2009-2015), Nasce Uma Estrela (2018), Super Drags (2018), Katy Keene (2020) e Lovecraft Country (2020), entre outras, além de comandar três temporadas de We're Here junto com as ex-colegas de Drag Race, Eureka e Bob the Drag Queen.