Maior premiação do cinema aconteceu na noite de domingo (10) e consagrou o filme de Christopher Nolan com sete vitórias em 13 categorias
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou, na noite deste domingo (10), os vencedores da 96ª edição do Oscar, considerada a premiação mundial de maior prestígio do cinema. Com sete estatuetas, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Direção, Oppenheimer, de Christopher Nolan (A Origem), confirmou o seu favoritismo e foi o grande vencedor da competição deste ano.
Em segundo lugar, ficou Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos (A Favorita), que levou quarto "carecas de ouro" para casa. A grande surpresa foi o prêmio de Melhor Atriz, que ficou com Emma Stone, apesar do favoritismo de Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores.
Zona de Interesse, longa do Reino Unido sobre o Holocausto, levou duas estatuetas de ouro, de Melhor Filme Internacional e Melhor Som; e o francês Anatomia de uma Queda, que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023, era um dos favoritos, mas levou apenas a categoria de Melhor Roteiro Original.
Por fim, Barbie, maior bilheteria do ano passado, nomeado oito vezes no Oscar deste ano, só conquistou o prêmio de Melhor Canção Original por "What Was I Made For?", de Billie Eilish. A seguir, confira onde assistir aos filmes vencedores do Oscar:
Oppenheimer
- SINOPSE: Em Oppenheimer, que é baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J.Sherwin, aborda a criação da bomba atômica pelo físico americano J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy, Peaky Blinders) e o seu impacto na Segunda Guerra Mundial.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Filme, Melhor Ator para Cillian Murphy, Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr., Melhor Direção para Christopher Nolan, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original.
- ONDE ASSISTIR: Atualmente disponível para compra e aluguel em plataformas digitais como Amazon Prime Video, Google Play TV & Filmes e Apple TV+, entre outras, Oppenheimer estreia em 7 de abril no Telecine, sem custos adicionais para a plataforma de streaming.
Pobres Criaturas
- SINOPSE: Em Pobres Criaturas, Emma Stone (La La Land: Cantando Estações) interpreta Bella Baxter, uma mulher adulta, mas com a mente de uma criança, resultado de uma criação abominável do dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe, O Farol). Aprisionada por seu criador, ela está ansiosa para descobrir o mundo e aproveita a oportunidade quando o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo, Spotlight: Segredos Revelados), aproveitando-se de sua inocência, a convida para viajar com ele.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Atriz para Emma Stone, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Maquiagem e Cabelo.
- ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
Zona de Interesse
- SINOPSE: Em Zona de Interesse, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhamos a vivência contrastante de um homem, que se divide entre uma vida comum e feliz com a sua família e o trabalho nos campos de concentração em Auschwitz, onde trabalha como comandante.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Filme Internacional e Melhor Som.
- ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
Os Rejeitados
- SINOPSE: Enquanto todos os alunos e professores de um internato se preparam para as férias com as suas famílias, um grupo de rejeitados acaba sendo deixado para trás. Responsável por quem acabou ficando no colégio, um professor rabugento e nada querido acaba criando vínculos um adolescente encrenqueiro e a cozinheira da escola.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Atriz Coadjuvante para Da'Vine Joy Randolph.
- ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
Anatomia de uma Queda
Ficção Americana
- SINOPSE: Em Ficção Americana, após se cansar de ver a indústria do entretenimento lucrando com o sofrimento de pessoas negras, um escritor decide escrever um novo livro, cheio de esteriótipos, como forma de deboche, mas ele acaba se tornando um sucesso maior do que qualquer obra sua lançada até então.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Roteiro Adaptado.
- ONDE ASSISTIR: Disponível no Amazon Prime Video.
Barbie
- SINOPSE: Em Barbie, a boneca mais famosa do mundo, vivida por Margot Robbie (O Esquadrão Suicida), começa a ter problemas quando a Barbielândia, o seu mundo perfeito, deixa de ser tão perfeito assim. Para resolver a situação, ela visita o Mundo Real, sem perceber que pode estar dificultando ainda mais a sua vida.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Canção Original para "What Was I Made For?", de Billie Eilish.
- ONDE ASSISTIR: Disponível na Max.
O Menino e a Garça
- SINOPSE: Novidade do renomado Studio Ghibli, O Menino e a Garça conta a história de um garoto de doze anos, que luta para se estabelecer em uma nova cidade após a morte da mãe. Porém, quando uma garça falante aparece e diz que a mãe dele ainda está viva, o garoto decide ir atrás dela em outro mundo.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Animação.
- ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
20 Dias em Mariupol
- SINOPSE: Documentário ucraniano dirigido por Mstyslav Chernov retrata os vinte dias que o cineasta passou com seus colegas no cerco de Mariupol após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
- PRÊMIOS VENCIDOS: Melhor Documentário.
- ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- Wish: O Poder dos Desejos
- A Sociedade da Neve
- Meninas Malvadas: O Musical
- Os Rejeitados
- Segredos de um Escândalo
- Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
- Anatomia de uma Queda
- Vidas Passadas
- Pobres Criaturas
- Argylle: O Superespião
- O Mal Que Nos Habita
- A Cor Púrpura
- Bob Marley: One Love
- Madame Teia