Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / PREMIAÇÃO

Relembre Anatomia de uma Queda, indicado a 5 categorias no Oscar 2024

Destaque no Festival de Cannes no ano passado, de onde saiu vencedor da Palma de Ouro, longa conquistou cinco indicações na maior premiação do cinema

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 25/01/2024, às 11h00 - Atualizado em 08/03/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre Anatomia de uma Queda, indicado a 5 categorias no Oscar 2024 (Foto: Divulgação/Diamond Films Brasil)
Relembre Anatomia de uma Queda, indicado a 5 categorias no Oscar 2024 (Foto: Divulgação/Diamond Films Brasil)

Um dos principais destaques na temporada de premiações, Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, não decepcionou na 96ª edição de Oscar, a maior premiação do cinema, e conseguiu cinco indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

A produção vem chamando a atenção e despertando a curiosidade dos cinéfilos de todo o mundo desde a sua estreia na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, no ano passado, de onde saiu vencedora da Palma de Ouro, principal honraria do evento.

+++LEIA MAIS: Com 13 nomeações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024; confira a lista completa

O feito fez de Justine Triet a terceira mulher a conquistar o grande prêmio na história do festival de cinema. Antes dela, apenas Jane Campion, com O Piano, em 1993; e Julia Ducournau, com Titane, em 2021, haviam sido vencedoras.

Porém, essa não foi a primeira vez que a cineasta chamou a atenção com os seus trabalhos. Em 2016, a comédia dramática Na Cama com Victoria foi indicada ao Prêmio César, o "Oscar francês", nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Três anos depois, em 2019, outro misto de comédia e drama de TrietSibyl, disputou a Palma de Ouro em Cannes.

Agora, Triet disputa contra nomes como Martin Scorsese Christopher Nolan para ser reconhecida pelo Oscar por seu trabalho na direção de Anatomia de uma Queda, que ainda concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz para Sandra Hüller, Melhor Roteiro Original para Justine TrietArthur Harari - companheiro da cineasta e colega frequente de trabalho - e Melhor Edição.

+++LEIA MAIS: Onde assistir a OppenheimerPobres Criaturas e mais filmes indicados ao Oscar 2024?

Onde assistir a Anatomia de uma Queda?

Estrelado pela atriz alemã Sandra Hüller (As Faces de Toni Erdmann, O Homem Ideal), o longa conta a história de uma escritora suspeita de ter matado o próprio marido. Ela vai a julgamento e a única testemunha é o filho do casal, que tenta recuperar memórias da tragédia.

Com distribuição da Diamond Films Brasil, o longa segue em cartaz nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer:

Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!

  • American Fiction
  • Anatomia de uma Queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse