Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / AQUECIMENTO OSCAR

É possível dar empate no Oscar? Relembre o que aconteceu em casos raros

Com Oppenheimer liderando a lista de indicados com 13 nomeações, a 96ª edição do maior prêmio do cinema acontece neste domingo (10)

Henrique Nascimento
por Henrique Nascimento

Publicado em 09/03/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É possível dar empate no Oscar? Relembre o que aconteceu em casos raros (Foto: Mike Coppola/Getty Images)
É possível dar empate no Oscar? Relembre o que aconteceu em casos raros (Foto: Mike Coppola/Getty Images)

Em 2024, Emma Stone, de Pobres Criaturas, e Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores, disputam, cabeça a cabeça, para conquistar a categoria de Melhor Atriz na 96ª edição do Oscar. Uma forma de resolver a competição acirrada seria premiando as duas. Mas é possível acontecer um empate na maior premiação do cinema?

Na verdade, a votação do Oscar não só pode terminar em empate, como já aconteceu algumas vezes em quase 100 anos de existência do prêmio. Como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável por organizar o Oscar, conta com um quadro de votantes de mais de nove mil pessoas, o acontecimento é bem raro, mas não impossível.

E a solução para o "problema" é bastante simples: quando dois indicados terminam a votação de uma cada categoria com a mesma quantidade de votos, ambos são premiados. Na história do Oscar, isso já aconteceu seis vezes e, a seguir, a Rolling Stone Brasil relembra esses empates históricos:

+++LEIA MAIS: Oppenheimer é o favorito? Confira quais são as chances dos indicados ao Oscar 2024

O mais recente

O caso mais recente de empate aconteceu em 2013, quando os filmes A Hora Mais Escura (2012) e 007: Operação Skyfall (2012) empataram na categoria de Melhor Edição de Som - que, posteriormente, foi unificada com a de Melhor Mixagem de Som e se tornou a de Melhor Som, em vigor até hoje.

Na ocasião, o ator Mark Wahlberg leu o resultado do envelope e se mostrou confuso: “E o Oscar vai para… Temos um empate! Não estou brincando: nós realmente temos um empate”, declarou. Paul N.J. Ottosson, o editor de som de A Hora Mais Escura, fez o primeiro discurso, seguido por Per Hallberg e Karen Baker Landers, de 007: Operação Skyfall.

+++LEIA MAIS: Onde assistir ao Oscar 2024, que acontece neste domingo (10)

O mais famoso

O mais célebre empate do Oscar aconteceu em 1969, quando Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio de Melhor Atriz ao receberem 3030 votos cada. Hepburn foi premiada por sua performance como a Rainha Eleanor de Aquitânia no drama histórico O Leão no Inverno (1968). No entanto, como era um costume da atriz, ela não compareceu à cerimônia.

Já a cantora Barbra Streisand estreou nos cinemas levando o Oscar por sua atuação como a protagonista Fanny Brice no musical Funny Girl: Uma Garota Genial (1968). Ao contrário da colega, a artista compareceu à cerimônia para receber a sua estatueta de ouro.

+++LEIA MAIS: Onde assistir a OppenheimerPobres Criaturas e mais indicados ao Oscar 2024

Outros empates

Em 1932, durante a 5ª cerimônia da história do Oscar, um empate aconteceu na categoria de Melhor Ator: Fredric March, por O Médico e o Monstro (1931), e Wallace Berry, por O Campeão (1931), compartilharam o prêmio.

Em 1950, So Much for So Little (1949) e A Chance to Live (1949) levaram o prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem; em 1987, Artie Shaw: Time Is All You've Got (1985) e Down and Out In America (1985) dividiram a estatueta de Melhor Documentário; e, em 1995, Trevor (1994) e Franz Kafka’s: It’s a Wonderful Life (1993) compartilharam o troféu de Melhor Curta-Metragem.

+++LEIA MAIS: Que horas começa a transmissão do Oscar 2024, que acontece neste domingo (10)

Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!

  • Ficção Americana
  • Anatomia de uma Queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse