O disco 'injustamente negligenciado' indicado por Russo Passapusso
Nas redes sociais, músico que se apresenta com o BaianaSystem no João Rock criou quadro para sugerir referências aos seguidores
Redação
Publicado em 15/05/2025, às 19h41
Russo Passapusso é conhecido pela brilhante atuação à frente do BaianaSystem, projeto musical formado na Bahia em 2009. Com o grupo, ele lançou cinco álbuns, venceu o Grammy Latino, colocou músicas em trilhas de filmes e novelas e colaborou com os principais nomes da música brasileira.
Quando não está trabalhando na característica mistura entre a guitarra baiana e os sistemas de som popularizados na jamaica, o artista recomenda obras aos fãs. No instagram, ele acabou criando o quadro Russo, me indica um disco?, em que apresenta trabalhos imperdíveis para o público.
A ideia surgiu após o artista receber muitos pedidos de indicações e perguntas sobre gostos e influências, além de funcionar como uma celebração aos discos de vinil. Ele já mencionou obras como Expansions (1974), de Liston Smith; Fusão das Raças (1979), de Luis Vagner; e Quinteto Ternura (1974), do grupo homônimo.
Na postagem mais recente, a escolha da vez foi Haiku De Theatre: The Best of Haiku D’Etat (2017); do supergrupo Haiku D’Etat. Entre os destaques, está a faixa “Madogggz”, uma música que, segundo o artista, tem a elegância da cena underground de Los Angeles.
Ver essa foto no Instagram
Sobre Haiku D’Etat
Haiku d'Etat é um trio de rap formado pelos músicos Myka 9, Abstract Rude e Aceyalone. O trio “foi mais uma revolução improvisada no hip-hop — ou talvez uma força temporária da natureza — do que um grupo de rap propriamente dito”, ressalta a descrição no Spotify. “‘Supergrupo’ é certamente um bom ponto de partida no que diz respeito às descrições desse projeto magnífico, ainda que efêmero demais.”
“Combinando suas habilidades superiores no microfone com uma rica base de instrumentação ao vivo, o trio gravou um único álbum autointitulado em 1999 — praticamente não distribuído — relançado no ano seguinte pelo pequeno selo independente Pure Hip Hop, Inc.”
Apesar de aclamado pela crítica, o disco praticamente não saiu das prateleiras. Então, os três criadores optaram por retornar aos projetos pessoais e seguir carreira solo fora do supergrupo. “Isso deixou Haiku D'Etat como um daqueles álbuns destinados a ser injustamente negligenciado, mas justamente reverenciado.” No que depender de Russo Passapusso, ao menos o trabalho ganhará mais ouvintes e admiradores.
O músico, por outro lado, se prepara para uma apresentação do BaianaSystem no festival João Rock, um dos mais importantes da música brasileira. O evento acontece no dia 14 de julho em Ribeirão Preto, São Paulo. No line-up, também estão artistas como Seu Jorge, Natiruts, Planet Hemp, Maneva, Marcelo Falcão, Nando Reis, Barão Vermelho, Cidade Negra e Rael convida FBC e Rincon Sapiência. Confira mais informações no site www.joaorock.com.br.
+++LEIA MAIS: João Rock 2025 revela a lista dos finalistas do Concurso de Bandas
+++LEIA MAIS: João Rock 2025 anuncia shows de Natiruts, Seu Jorge e Duquesa; veja line-up completo