O rockstar que fez seu retorno triunfal na despedida do Black Sabbath e Ozzy
Festival tem intuito de homenagear os ícones ingleses do heavy metal, mas cantor americano simplesmente roubou a cena em apresentação prévia
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 05/07/2025, às 15h55 - Atualizado às 15h55
O festival Back to the Beginning marca as despedidas de duas entidades da música pesada: a formação original do Black Sabbath e especificamente seu vocalista, Ozzy Osbourne, que também se retirará da carreira solo. Todavia, o evento realizado no estádio Villa Park de Birmingham, Inglaterra, teve também um retorno triunfal.
Steven Tyler, que em 2023 havia sofrido uma fratura na laringe e no ano seguinte provocou a aposentadoria do Aerosmith, realizou sua primeira grande apresentação como um dos convidados da festa. Ele já tinha subido ao palco duas vezes em 2025, para eventos beneficentes de sua ONG Janie’s Fund, mas ao menos em tamanho e repercussão, nada parecido com a ocasião em Birmingham.
Apenas “duas músicas e meia” foram executadas. Primeiro, rolou uma versão de “The Train Kept-a-Rollin’”, clássico blues de Tiny Bradshaw regravado pelo Yardbirds e o próprio Aerosmith. Depois, emendaram “Walk This Way”, mega-hit do grupo de Tyler, e um trecho de “Whole Lotta Love”, canção atemporal do Led Zeppelin. A escalação de instrumentistas, listada abaixo, variou.
“The Train Kept-a-Rollin” teve:
- Steven Tyler (Aerosmith) - vocal
- Ronnie Wood (Rolling Stones, Faces) - guitarra
- Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) - guitarra
- Nuno Bettencourt (Extreme) - guitarra
- Andrew Watt (produtor) - guitarra
- Rudy Sarzo (ex-Ozzy Osbourne, Whitesnake, Dio etc) - baixo
- Travis Barker (Blink-182) - bateria
“Walk This Way” (original do Aerosmith) e “Whole Lotta Love” (original do Led Zeppelin) tiveram:
- Steven Tyler (Aerosmith) - vocal
- Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) - guitarra
- Nuno Bettencourt (Extreme) - guitarra
- Andrew Watt (produtor) - guitarra
- Rudy Sarzo (ex-Ozzy Osbourne, Whitesnake, Dio etc) - baixo
- Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) - bateria
O que não mudou foi a qualidade da performance de Tyler. No alto de seus 77 anos — boa parte deles marcado pela dependência química —, mesmo estando há um bom tempo afastado dos grandes palcos, o eterno frontman do Aerosmith roubou a cena e entregou uma performance irretocável.
Sua presença foi tão importante a ponto de ele ter sido o único cantor a não executar nenhuma música do Black Sabbath ou de Ozzy Osbourne. Todos os outros homenagearam os donos da festa. Steven não precisou fazer isso: tê-lo no palco criou uma festa à parte.
Fica difícil não imaginar um retorno do Aerosmith ao menos para concluir sua turnê de despedida, que contava com apenas três shows quando Tyler se acidentou. Se não acontecer, tudo bem: Steven e seus parceiros já escreveram seus nomes na história da música. Mas que seria legal, ah, seria.

O festival Back to the Beginning tem transmissão online no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subirão ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne (solo)
- Metallica
- Guns N' Roses
- Tool
- Slayer
- Pantera
- Gojira
- Alice in Chains
- Halestorm
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
Convidados adicionais:
- Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
- David Draiman (Disturbed)
- Duff McKagan
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale
- Jake E. Lee
- Jonathan Davis (Korn)
- K.K. Downing
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash
- Sleep Token II (Sleep Token)
- Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson's, Birmingham Children's Hospital e Acorn Children's Hospice.
O festival Back to the Beginning terá transmissão online iniciada a partir das 11h, no site backtothebeginning.com. Para ter acesso, é necessário pagar um ingresso de R$ 82,25 + eventuais taxas. A stream é atrasada em duas horas em relação ao que acontece no local.
Veja também:
+++ LEIA MAIS: Por que o Black Sabbath trazia mafiosos para serem seus empresários
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ian Gillan sobre ‘Born Again’, seu único disco com o Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram