Quatro filmes serão exibidos - em 35 mm - a partir da próxima terça, um a cada semana; entrada é gratuida
O cineasta Federico Fellini terá quatro longas exibidos gratuitamente, em mostra apresentada em São Paulo. As sessões acontecem sempre às terças, às 20h, a partir do dia 8, no Sesc Santana.
Federico Fellini (1920-1993) rodou seu primeiro filme em 1950. O diretor recebeu sete indicações ao Oscar de melhor roteiro original, quatro de melhor roteiro e uma de roteiro adaptado. Não ganhou em nenhuma das vezes, mas foi agraciado com uma estatueta pelo conjunto de sua obra, meses antes de morrer. O termo "papparazzi" surgiu a partir de um personagem do filme La Dolce Vita, um fotógrafo chamado Papparazzo.
Na mostra que acontece em SP, Os Palhaços é o primeiro longa a ser exibido (8/4). Encomendado pela TV italiana, é um documentário sobre a figura mais emblemática do circo. No dia 15 é a vez do também documentário Roma, em que o diretor usa encenações de histórias de sua juventude na capital italiana.
Amarcord, retrato da cidade natal do diretor, será exibido no dia 22. E a ficção Casanova de Fellini fecha a mostra (29/4), contando em forma de sátira a história de um aventureiro italiano conhecido por seus relacionamentos amorosos. O longa se baseia nos volumes de A História da Minha Vida, escritos por Giacomo Casanova.
Mostra Federico Fellini
8/4 - Os Palhaços
15/4 - Roma
22/4 - Amarcord
29/4 - Casanova de Fellini
SESC Santana - Av. Luiz Dumont Vilares, 579. São Paulo
Informações: (11) 2971-8700